Ergonomia e Informática
Saudações cybernautas! O tema de que vos vamos falar hoje é ergonomia. Certamente este tema é algo que vocês conhecem bem. Quantas vezes a vossa mãe vos disse para "porem as costas direitas" ou para "desligarem o computador porque estão ali há 3 horas ".
A definição mais comum descreve a ergonomia como sendo a ciência que estuda a interação do ser humano com os equipamentos de um determinado sistema, intervindo também no design de equipamentos com o intuito de os adaptar ao utilizador e ao seu ambiente de trabalho, de forma a maximizar a produtividade e minimizar a fatiga e o desconforto que estes equipamentos causam no mesmo. A ergonomia não está exclusivamente relacionada com informática, mas essa é a área mais conhecida atualmente, e aquela em que nos vamos focar.
Mas o que é ao certo a ergonomia?
O primeiro a escrever sobre lesões e doenças relacionadas com o trabalho foi o médico italiano Bernardino Ramazzini. Ramazzini preocupava-se, entre diversos outros problemas, com problemas respiratórios causados pela inalação de partículas, como asma e tuberculose e efeitos causados por posturas não apropriadas ao trabalho, problemas que eram frequentes em mineiros e operários, com grande prevalência no início da revolução industrial, no século XVIII. A tecnologia da época, porém, não permitia o desenvolvimento de equipamentos melhores, e as populações estavam muito mais preocupadas com o que iriam jantar do que se iriam ter problemas de costas no futuro, e, portanto, a ergonomia apenas realmente se desenvolveu a partir do século XX. Hoje em dia existe um grande mercado a nível internacional focado em produtos ergonómicos, entre os quais cadeiras, teclados e ratos, apoios para pulsos, entre outros.
Algumas regras ergonómicas básicas:
-Aquando da utilização do computador, estar a uma distância entre 50 cm e 1 m do monitor, mantendo os pés sempre bem apoiados, de modo a evitar dores e a diminuição da eficiência da circulação sanguínea.
-Manter os pulsos direitos ao utilizar o teclado ou rato.
-Manter a cadeira a uma altura ideal para trabalhar confortavelmente, recorrendo ao uso de um caixa, no caso de esta não poder ser regulada.
-Manter qualquer acessório necessário próximo, a uma distância de fácil acesso.
-Alterar o ambiente de trabalho de modo a permitir a movimentação fácil do utilizador.
-Aquecer as articulações (pulsos, cotovelos, joelhos...) antes da utilização do computador e realizar pausas frequentes, não só para descansar, mas também para alongar os músculos.
-Minimizar o tempo de realização de tarefas repetitivas, e o tempo de exposição a vibrações excessivas.
-Manter o local de trabalho bem iluminado.
Estas quatro imagens seguintes demonstram bem as posturas corretas que devemos ter quando realizamos qualquer trabalho:
Webgrafia:
-https://en.wiktionary.org/wiki/ergonomy (consultado a 9/10/2018)
-https://www.thefreedictionary.com/Ergonomy (consultado a 9/10/2018)
-https://medical-dictionary.thefreedictionary.com/Ergonomy (consultado a 9/10/2018)
-https://www.bakkerelkhuizen.com/knowledge-center/the-history-of-ergonomics/ (consultado a 9/10/2018)
-http://ergo.human.cornell.edu/dea3250flipbook/dea3250notes/ergorigin.html (consultado a 9/10/2018)
-https://www.ergonomics.jp/e_index/e_outline/e_ergono-history.html (consultado a 15/10/2018)
-https://en.wikipedia.org/wiki/Human_factors_and_ergonomics (consultado a 9/10/2018)
-https://www.ergonomic-products.com/ (consultado a 9/10/2018)
-https://ergo-plus.com/fundamental-ergonomic-principles/ (consultado a 9/10/2018)
Comentários
Enviar um comentário