Realidade Virtual e Realidade Aumentada

 Saudações cybernautas! Hoje o tema de discussão será a distinção entre realidade virtual e realidade aumentada.
 Comecemos com uma noção de interatividade.

Interatividade
 A interatividade é geralmente definida como o grau de intervenção de um utilizador num sistema informático, através da introdução de dados e comandos.
 No nosso dia-a-dia, existem duas formas de interatividade que são muitas vezes confundidas, ou até ditas ser a mesma coisa: a realidade virtual e a realidade aumentada.
 Hoje vamos, então, esclarecer melhor a diferença entre estes dois tipos de interatividade.

Realidade Virtual
 O termo "virtual", do ponto de vista etimológico, siginifica "algo que existe potencialmente e não em ação".
 O propósito da realidade virtual é, portanto, substituir o ambiente real, por um outro ambiente gerado por um computador, seja ele um jogo, um vídeo no qual podemos olhar à nossa volta, ou um simples ambiente onde podemos passear e interagir com a realidade que nos rodeia -  sendo que esta nova realidade nos é transmitida por dispositivos de imersão.
 Resumindo, a realidade virtual pretende "enganar" o nosso cérebro, e levá-lo a acreditar que aquela realidade processada virtualmente, é a nossa nova realidade.
Resultado de imagem para google cardboard
"Google Cardboard"
 O dispositivo de imersão mais conhecido são os headphones, uma vez que alteram a nossa perceção sonora da realidade. A par dos headphones, os óculos de realidade virtual são o outro dispositivo de imersão mais famoso -  da mesma maneira que os headphones tomam conta da nossa audição, os óculos de realidade virtual, tomam conta da nossa visão. Há dois tipos de óculos de realidade virtual: aqueles que funcionam como um acessório que pode transformar outros dispositivos em dispositivos de realidade virtual, como por exemplo o "google cardboard", que funciona como uma espécie de caixa com lentes dentro da qual colocamos o telemóvel (sendo o telemóvel o gerador do ambiente imersivo); e aqueles que são em si mesmos geradores de um ambiente emersivo, como por exemplo o "HTC Vive Pro" ou o "Oculus Rift".
 A par dos headphones e dos óculos, são geralmente utilizadas luvas de introdução de dados, que permitem uma experiência mais imersiva no ambiente virtual.
Resultado de imagem para htc vive pro how does it work
"HTC Vive Pro"
Resultado de imagem para oculus rift how does it work
"Oculus Rift"


Realidade aumentada
 Por outro lado, a realidade aumentada é aquilo que o próprio nome sugere: aumentar a realidade, por exemplo através do acrescento de certos elementos que se combinam com o mundo real, complementando-os e fornecendo ao utilizador novas experiências/ perspetivas, ou simplesmente ajudando-o a realizar tarefas do dia-a-dia com mais eficácia . Normalmente, estes elementos virtuais são gerados por óculos de realidade aumentada, e aparecem sobre a forma de camadas, conhecidas por holográficos. Assim, com recurso, por exemplo, aos "Microsoft HoloLens", é possível realizar tarefas no Excel, ler as notícias, pesquisar na Internet, ou visualizar animais ou objetos, por exemplo no meio do espaço uma sala. Já os "Google glass" permitem, por exemplo, a visualização de um gps no canto do campo de visão, quando vamos andar de bicicleta, caminhar, etc.

 Para rematar, o que separa a realidade virtual da realidade aumentada é o fator emersivo, ou seja, na realidade virtual somos completamente levados para outra realidade, enquanto que a realidade aumentada se fica pelo mundo que nos rodeia, complementando-o.



Resultado de imagem para microsoft hololens how does it work
"Microsoft HoloLens"
Resultado de imagem para google glass
"Google glass"
 Para ficarem a conhecer ainda mais deste tema, recomendamos que vejam este vídeo:
     

Comentários

Mensagens populares