A Imagem

     Saudações cybernautas! O tema que vos trazemos para a discussão de hoje é "a imagem".
     A palavra "imagem" deriva do latim "imago", e é um artefacto que representa perceções visuais, como por exemplo uma fotografia, uma pintura, um desenho ou um vídeo.
     As imagens assemelham-se a pessoas ou objetos, normalmente, tentando apresentar uma representação dos mesmos.
     Hoje em dia a imagem digital é algo muito comum, tendo aplicações nas mais diversas áreas, sejam elas comercial, industrial, científica, pedagógica ou lúdica.
     A imagem digital tem uma popularidade bastante elevada nos dias que correm, por ser bastante versátil, podendo ser impressa em revistas, jornais, textos e livros, gravada em suportes físicos., editada e manipulada com a ajuda de programas informáticos e transmitida pelas redes informáticas.

Resultado de imagem para cor
Cor
     A cor é um dos aspetos mais fundamentais na imagem. Assim sendo, a cor está ligada à forma como o sistema de visão do ser humano perceciona a luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada como uma característica dos mesmos. Desta forma, a cor transmite informação sobre as condições de iluminação e sobre a forma dos objetos visualizados, acentuando o seu contorno. Numa imagem, quanto mais fiel à realidade for a reprodução de uma determinada cor, maior será o realismo dessa imagem. Para garantir esta fidelidade, devem ser utilizados modelos de cor corretos e precisos.

Resultado de imagem para bastonetes
Bastonetes
     Mas porque é que vemos cores? A luz é constituida por ondas eletromagnéticas, de diferentes comprimentos de onda. Alguns destes comprimentos de onda podem ser detetados pelo nosso olho (luz visível). Cada comprimento de onda diferente corresponde a uma cor diferente, que é interpretada pelo nosso olho, depois da luz atravessar a íris e ser projetada na retina.
     Os nossos olhos são os órgãos sensoriais que nos permitem ver, sendo que a nossa visão pode ser escotópica e fotópica. A visão escotópica é assegurada por apenas um tipo de bastonetes (células no nosso olho capazes de reconhecer a luz), bastonetes estes que apenas são sensíveis ao brilho, não detetando cor. Esta visão é utilizada apenas em zonas de baixa luminosidade, como de noite.
     A visão fotópica é assegurada por três diferentes tipos de cones localizados na retina. Estes são sensíveis à cor, e não existem em número igual. A maior parte dos cones são do tipo vermelho (64%), seguidos pelos do tipo verde (32%), e depois pelos do tipo azul (2%).
     Finalmente, com certeza que já ouvimos inúmeras vezes a expressão "uma imagem vale mais do que que 1000 palavras". Imagine-se um conteúdo com textos enormes, sem imagens. Geralmente, a maioria das pessoas ficaria, à partida desencorajada, uma vez que ou não gosta, ou tem dificuldades com leituras longas. O exemplo mais prático para ilustrar esta situação é talvez o exemplo dos memes. Os memes são imagens, por vezes acompanhadas de texto, que pretendem criticar pessoas,situações, e afins, passando uma mensagem direta ao expectador. Ao invés de fazer memes, os humoristas poderiam escrever textos, com o objetivo de fazer as suas críticas. No entanto, uma só imagem substitui esse texto todo, e pode ter ainda um caráter mais engraçado, causando uma maior impacto na pessoa que o vê. 


Webgrafia:
-https://en.wikipedia.org/wiki/Light
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor
-https://en.wikipedia.org/wiki/Vision
-https://en.wikipedia.org/wiki/Rod_cell
-https://en.wikipedia.org/wiki/Cone_cell
-https://www.eusemfronteiras.com.br/por-que-uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras/
-Apontamentos da Professora Lurdes

Comentários

Mensagens populares