Grandezas Informáticas
Saudações cybernautas! O tema de que vos vamos falar hoje é o das Grandezas Informáticas.
Hoje em dia, os computadores trabalham com enormes quantidades de informação que viajam rapidamente pelo sistema necessitando, obviamente, de ser processadas e armazenada. Para que se tenha uma ideia do espaço que cada informação ocupa utilizam-se unidades de grandeza destinadas à medição desse espaço.
Para processar os dados, o computador utiliza um código binário composto pelos números 0 e 1.
Desta forma, os sitemas informáticos "lêm a informação através de impulsos elétricos: 0's quando a carga é negativa e 1's quando a carga é positiva.
Assim, um "bit" corresponde a um impulso e é, portranto, a menor medida de informação. Posteriormente, se reunirmos 8 bits, obtemos 1 byte.
Tal como em qualquer medida de uma grandeza física, o byte tem múltiplos, como o Kilobyte (KB), o Megabyte (MB), o Gigabyte (GB), etc..
No entanto, ao contrário das outras unidades de medida, nas quais temos que dividir e multiplicar por 1000 para fazer conversões, nas grandezas informáticas, temos que multiplicar e dividir por 1024 (2^10) para fazer as conversões.
Assim, 1KB=1024 (2^10) bytes, 1MB=2048 (2^20) bytes, etc..
Conversão de binário para decimal e vice-versa
Normalmente, os sistemas informáticos trabalham com vários sistemas de numeração, entre os quais o sistema binário e o sistema decimal (composto pelos algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9) sendo possível fazer conversões entre um e outro.
Para converter um código decimal um código binário, basta efetuarmos sucessivas divisões do código decimal por 2, de modo a que o resto seja sempre 0 ou 1, e paramos de efetuar as divisões quando o quociente for igual a 1. De seguida, ordenamos os sucessivos restos e último quociente, desde o último quociente até ao primeiro resto obtido.
Por outro lado, também é possível fazer conversões de código binário para código decimal. Para tal, basta ordenar o código binário da esquerda para a direita. de seguida iremos multiplicar os vários algarismos por potências de base 2. Os expoentes dessas potências são distribuídos da direita para a esquerda, começando em 0, seguindo-se de 1, 2 , e assim sucessivamente. Por último soma-se os resultados das sucessivas multiplicações.
Conversão de decimal para binário |
Imagens retiradas desses mesmos apontamentos
Comentários
Enviar um comentário