Texto - Fontes

     Saudações cybernautas! Desta vez vamos continuar o tema do 
"Texto", mas desta vez vamos estudar de um modo mais pormenorizado as fontes do texto.
     O Texto é o modo mais utilizado para apresentar informação, mas o texto pode ser apresentado de inúmeras formas. Pode ser apresentado de um modo básico (plain text) ou ser embelezado, com diferentes cores, tamanhos de letra ou fontes. Para ser apresentado de um modo apropriado é necessário efetuar um processamento correto do texto. Durante este processamento alteram-se o aspeto visual e a disposição espacial dos carateres constituintes do texto.


     Na tipografia metálica, uma fonte era um tamanho, peso e estilo de um determinado tipo de letra. Cada fonte era um conjunto de carateres com as mesmas características. Hoje em dia, com a chegada da tipografia digital, uma fonte é muitas vezes sinónimo de tipo de letra, bem como de "família tipográfica". Por exemplo, a família tipográfica "Bulmer" inclui as fontes "Bulmer roman" "Bulman italic" "Bulmer bold", etc., mas geralmente designamos por fontes não só as fontes, mas também o tipo de letra "Bulmer".



     Tanto na tipografia tradicional como na moderna, a palavra fonte refere-se ao mecanismo de entrega do design do tipo de letra. Na tipografia tradicional, as fontes seriam feitas de metal ou madeira. Hoje, uma fonte constitui um conjunto de carateres que correspondem a letras, nºs ou símbolos, que são armazenados em ficheiros de fontes, onde se armazenam também as suas características.

     As fontes podem ser enquadradas em duas categorias: bitmapped ou escaladas. As fontes bitmapped são guardadas como matrizes de pixeis, perdendo, por isso, qualidade mao serem ampliadas. Isto deve-se ao facto de serem concebidas com uma certa resolução e tamanho, para serem utilizadas por um certo dispositivo (geralmente uma impressora). Exemplos de fontes bitmappped são: "Courier", "MS Sans Serif", "Small" e "Symbol".
     Por outro lado, as fontes escaladas são definidas matematicamente, podendo ser renderizadas para qualquer tamanho - isto deve-se ao facto de possuírem informação para construir os seus contornos que depois são preenchidos para originar uma forma. Assim sendo, podem ser ampliadas sem perderem qualidade. Exemplos de fontes escaladas são: "TrueType", "Type 1" e "Open Type".
     A fonte pode ser classificada segundo várias características, entre as quais a serifas ou patilhas. Letras com serifas possuem pequenos traços e prolongamentos nas extremidades das letras. Famílias tipográficas sem serifa designam-se por "sans-serif" ou grotescas. Exemplos de fontes com serifas são a "Times New Roman", "Garamond", "Didot", "Bodoni". Exemplos de fontes sem serifa são a "Steins schriften", "Avantgarde" ou "Arial". As fontes com serifa são geralmente utilizadas em textos longos, porque ajudam a guiar o olhar através do texto. Por outro lado, fontes sem serifa são geralmente utilizadas em textos curtos, ou como complemento a fontes com serifa, por terem uma aparência mais limpa.
     Iremos, de seguida, abordar a história de um tipo de fonte bastante conhecido: o "Times New Roman".
     A "Times New Roman" é uma família tipográfica com serifa, criada em 1931 por Stanley Morison, Starling Burgess e Victor Lardent, para uso no "The Times of London", um jornal inglês.
O nome desta família tipográfica faz referência, como é óbvio, ao jornal, bem como a uma releitura das antigas tipografias clássicas ("New Roman"), sendo que esta família é uma das mais conhecidas e utilizadas a nível mundial.
     Esta família tipográfica foi produzida pela Monotype para a Microsoft Windows e foi distribuida para todas as versões desde a versão 3.1. Era utilizada como fonte padrão em muitos navegadores e processadores de texto, se bem que, ultimamente, a Microsoft a tem vindo a substituir por uma nova fonte sem serifa ("Calibri") desde o lançamento do Microsoft Office 2007. A fonte está disponível nos formatos TrueType, OpenType e PostScript.
     Por último, apresentamos uma nuvem de palavras criada por nós.
Webgrafia:
-https://en.wikipedia.org/wiki/Font
-https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Typography
-https://www.computerhope.com/jargon/f/font.htm
-https://99designs.pt/blog/tips/types-of-fonts/
-https://en.wikipedia.org/wiki/Bitmap
-https://en.wikipedia.org/wiki/Computer_font
-Apontamentos da Professora Lurdes

Comentários

Mensagens populares